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Impressões, conversões e cliques. O que você precisa saber sobre métricas?

Classificar e entender os dados produzidos por uma campanha de publicidade online pode parecer intimidador para quem é novo e não esta familiarizado a esse ambiente. Pensando nisso, preparamos esta lista para ajudar você a compreender a diferença entre impressões, cliques, conversões e alguns outros termos do marketing digital. E com isso entender as estatísticas da sua campanha para adequá-la a estratégias que gerem mais resultados alinhados as suas necessidades. É preciso entender para atender no ramo de marketing digital, uma vez que existem várias técnicas e abordagens diferentes que podem ser exploradas para atingir resultados cada vez mais satisfatórios.



Existem diversos termos mais específicos, porém todos eles dependem da compreensão de alguns termos mais básicos que são:


Impressões

É aqui que toda a publicidade on-line começa e é provável que você veja os números mais altos. Uma impressão é simplesmente uma visualização do seu anúncio. Pode ser um banner, um vídeo ou um anúncio de texto.

Uma vista = uma impressão. Se a mesma pessoa visualizar seu anúncio várias vezes, elas contarão como várias impressões. Porque uma impressão é gerada toda vez que uma página da web é carregada e visualizada. O fato de o anúncio ter sido exibido não significa que o visitante leu ou prestou atenção; o termo "impressão" significa simplesmente que o anúncio foi exibido na página. Se a mesma pessoa vir seu anúncio em vários dispositivos (computador, telefone, tablet), eles contarão como uma impressão exclusiva para cada dispositivo.


Cliques

Depois que um usuário vê seu anúncio (registra uma impressão), ele pode clicar nele para levá-lo à sua página de destino. Os cliques podem parecer a etapa mais importante no processo de publicidade on-line, porque um clique representa um visitante interessado. De fato, a maioria dos programas de publicidade on-line (incluindo o Google AdWords) usa cliques como base para sua estrutura de preços.


O cenário mais comum que ocorre quando um visitante clica em um anúncio é ser levado ao site do anunciante, onde, a conversão é feita. Quando se trata de cliques em relação a impressões, lembre-se de que é necessária uma impressão para gerar um clique, mas como nem todas as pessoas que visualizam um anúncio clicam nele, você sempre terá mais impressões do que cliques. Essa proporção de cliques para impressões é medida pela taxa de cliques (CTR)


Taxa de clique (CTR)

Essa é a porcentagem de pessoas que clicaram no seu anúncio do total de impressões. Por exemplo, se você teve 10.000 impressões e 100 cliques, sua CTR é de 1%. Para anúncios gráficos, uma CTR de 0,6% é média. Para o Google ou Bing Ads, 2% ou mais é muito bom.

Sua CTR depende de muitos fatores, a regra geral é que um anúncio com uma CTR alta é eficaz em atrair a atenção do visitante, enquanto um anúncio com baixa CTR significa que você pode precisar ajustar algo sobre o texto do anúncio ou a imagem que acompanha para obter mais cliques. Um fator que pode ter um grande efeito na taxa de cliques é a qualidade do anúncio, isto é, a aparência do seu anúncio precisa convencer uma grande parte dos usuários a clicar.


Conversões

O objetivo final de todo anunciante é gerar conversões, uma conversão significa que a intenção do anúncio foi alcançada. Isso pode ocorrer na forma de fazer uma venda, capturar um lead, solicitar que um visitante faça o download de um e-book, etc.

Embora o termo "conversão" cubra uma ampla gama de ações, você pode medir a eficácia de praticamente qualquer campanha em quantas conversões são recebidas em relação ao orçamento gasto. Isso determinará seu retorno do investimento (ROI).



Leads

Os leads, resumidamente, são os contatos de possíveis consumidores que deixaram seus dados e suas informações pessoais ou profissionais (como e-mail, nome ou telefone) em troca de alguma recompensa oferecida pela empresa. É uma das mais atuais estratégias de marketing digital. Você mesmo já deve ter entrado em algum site que após inserir o e-mail receberia alguma recompensa.

Existem diversos tipos de leads e estratégias diferentes para atendê-los, mas como estamos tratando apenas dos termos aqui iremos deixar esse aprofundamento para um texto só dele.


Landing pages

Ou página de destino, é para onde o usuário vai depois de clicar no seu anúncio. Você provavelmente está perdendo uma grande oportunidade se você está enviando cliques diretamente para sua página inicial.

A página de destino deve estar relacionada ao anúncio que levou a ela. Por exemplo, se seu anúncio fala sobre diferentes tipos de salgados que você vende, a página de destino deve exibir diferentes tipos de salgados.

O simples ato de relacionar sua página de destino com a cópia do seu anúncio pode aumentar muito o seu sucesso no marketing digital.

Agora, já conhecendo mais sobre métricas e a sua importância e eficiência nos negócios e campanhas ficou alguma dúvida? Tem algo sobre marketing digital ou design que queira saber? Alguma sugestão? Entre em contato e nossa equipe ficará feliz em te responder.

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