Hoje 95% das empresas que apresentam crescimento possuem sites, é uma estratégia essencial pra quem quer crescer, para a maioria das pessoas uma empresa que não pode ser encontrada no google simplesmente não existe. Por diversos fatores ter um site é uma estratégia de mercado estabelecida, alguns desses fatores são:
Pesquisas de preço
Todo mundo gosta de economizar e pesquisar os preços é primeiro passo. Com uma presença online seu produto tem maior chance de ser visto por potenciais clientes. Porém ter um preço competitivo é apenas uma das etapas para conseguir uma conversão no mundo digital.
Com um site bem estruturado e otimizado, além de aparecer na primeira página do google e consequentemente para mais pessoas, você passa credibilidade a sua marca e produto. Com o aumento do uso da internet, como já citado, o número de golpes digitais, como Phising e promoções fraudulentas, o consumidor tem ficado cada vez mais atento a métodos de identificar sites falsos. Isso torna importante estar ciente das práticas corretas para a criação de um site ou contratar uma agência especializada no assunto.
Comodidade
Quem tem tempo pra sair em horário comercial de loja em loja pesquisando preços de um produto que pretende comprar? Exatamente ninguém.
A busca online facilita a vida de quem está a procura de um produto ou serviço, tudo pode estar a um clique. Porém a facilidade prestada ao consumidor abre uma concorrência entre as empresas que querem estar em destaque, aparecer na primeira pagina do google pode parecer algo simples mas exige conhecimentos de SEO e agrega valor a sua marca, quem está na primeira pagina do google está lá por algum motivo e isso inspira credibilidade. Aparecer em primeiro no Google é sim muito importante, porém, mais importante do que isso é também é seu site estar alinhado à estratégia do seu negócio.
Alcance
Além de configurações que podem ser executadas para que sua publicidade alcance apenas potenciais clientes, um site fornece a vantagem de independente da hora é possível, além de ser encontrado, esclarecer as duvidas mais comuns dos seus consumidores 24 horas por dia de forma clara. Quando uma empresa tem a oportunidade de exibir seus produtos e serviços para os consumidores, ela certamente estará em constante divulgação, como uma espécie de vitrine, funcionando como protagonista, e quando aliada ao uso do marketing digital, servirá como ferramental ideal para que seu negócio possa obter excelentes resultados no espaço virtual.
Ter um site possibilita a exposição da sua empresa em qualquer lugar, sem precisar se limitar a aquele espaço físico, o que permitirá o relacionamento com diversos púbicos. Além disso, vale destacar que um site passa maior segurança e comodidade ao cliente, que pode consultar as informações da organização quando necessitar de seus produtos ou serviços.
Variedade métrica
A partir do momento que seu site está no ar é importante acompanhar seus resultados para medir seus sucessos e fracassos, isso é possível com Google Analytics ou qualquer outra ferramenta de web analytics gerar relatórios e gráficos com os resultados das suas estratégias e campanhas.
Algumas métricas são essenciais de serem compreendidas para estabelecer metas, abaixo há um pequeno resumo de algumas das principais delas.
Visitas
Ou sessões, como é descrito no Google Analytics, nada mais é que o número de visitas que seu site obteve em determinado período de tempo.
É importante esclarecer que esta métrica é sobre a quantidade de acessos ao site, portanto se uma pessoa acessar 10 vezes o seu site, serão registrados 10 acessos, mesmo sendo a mesma pessoa.
Essa métrica é fundamental pois quanto mais visitas, maiores serão suas chances de vender. É importante acompanhar e trabalhar para aumentar esse indicador.
Taxa de conversão
A taxa de conversão mede a efetividade do seu site em porcentagem. A métrica é estipulada por você, seja ela venda ou cadastro. Por exemplo se ao longo de 1 mês seu site recebeu 10.000 sessões e gerou 100 vendas sua taxa de conversão no site é de 1% (100/10.000=0,01).
Quando você acompanha a taxa de conversão do seu site consegue saber se a estratégia tomada está sendo efetiva ou não. Porém não se precipite, a maioria das lojas online no Brasil tem em média 1% de taxa de conversão, conhecer o mercado e como se comportar nele é importante para traçar metas e estratégias.
Ticket médio
O ticket médio é um indicador de performance de vendas e representa o valor médio de cada venda realizada. Você obtém esse dado dividindo o número total de vendas pelo valor total arrecadado. Essa métrica é muito utilizada pra saber o quanto cada cliente, em média, esta deixando do seu dinheiro quando efetua uma compra. Essa métrica pode ser variada considerando vários fatores, e é também possível traçar seu desempenho dentro de períodos de tempo pré determinados, tornando possível um controle de eficiência e lucro preciso.
Agora, conhecendo mais sobre sites e a sua importância e eficiência nos negócios consegue entender o porque ter site?
Ficou alguma dúvida? Tem algo sobre marketing digital ou design que queira saber? Alguma sugestão? Entre em contato e nossa equipe ficará feliz em te responder.
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