top of page
  • Foto do escritorDigitalclan Marketing e Design

Cores no design

As cores causam vários efeitos em todas as pessoas e é um assunto e ferramenta primordial no universo do design gráfico. Tem papel fundamental na comunicação visual das peças produzidas e podem melhorar a memorização e reconhecimento além de criar identidade e passar emoções ao observador.

Quando aplicada corretamente em uma peça publicitária, como uma logo ou arte de mídia social, as cores podem passar ao observador a missão e os valores da sua marca.

Porém tão importante como definir as cores é necessário também pensar em como elas interagem na peça, como são combinadas e usadas, por isso neste texto trataremos como escolher, equilibrar e as ferramentas que podem te auxiliar nesse processo.


Teoria das cores

Provavelmente você já ouviu falar desse conceito. A teoria das cores propõe que cada cor passa um sentimento ao observador, logo, se você pretende agregar um sentimento a sua marca, escolher cores que despertem sentimentos parecidos é o primeiro passo para executar uma comunicação visual eficiente em sua peça.

A teoria é amplamente usada por designers de diversas vertentes e amplamente aplicada em toda a indústria. Conhecê-la é primordial para se alinhar as técnicas de mercado para desenvolvimento e divulgação de uma marca.


Color wheel



Color wheel (ou círculo cromático) é uma ferramenta que ajuda a te guiar nesse processo. Ele é formado por três cores primárias (Amarelo, Azul e Vermelho), três secundárias (que são formadas pela combinação de duas primárias) e seis cores terciárias (que são obtidas pela mistura das secundárias). Além de te ajudar a visualizar quais cores combinam melhor com a imagem que você quer passar, ela te permite uma amostra das propriedades dos tons que você pretende trabalhar.


Combinando as cores

Após pesquisar sobre o impacto das cores e quais valores você deseja passar o próximo passo é estabelecer uma combinação de cores que que trarão destaque e identidade a sua peça, que transmitam os valores que você quer passar de forma harmoniosa e bonita.

Existem técnicas aplicadas no círculo cromático que auxiliam nessa tarefa. Estas são:


1. Análogo



Composto por cores vizinhas. É perfeito para transmitir um conjunto específico de emoções. “Essa familiaridade” das cores da um tom agradável de harmonia a peça.



2. Monocromático




Composto por uma cor com apenas variações na cor. Permite que você transmita um sentimento único alinhado a sua proposta.




3. Complementar



Composto de cores diretamente opostas no círculo cromático. Esse tipo de combinação é usado para mostrar energia e vitalidade.




4. Tríade



Composto por tons que estão no meio do caminho entre Análogo e complementar, fazendo com que as cores da arte se complementem sem disputar.





5. Composto



Composto por tons complementares entre si, é uma das mais difíceis de harmonizar porém, se bem executada, gera uma tensão visual envolvente.





E ai, conseguiu ter uma ideia de como funcionam os esquemas de cores do design na produção de uma peça e no desenvolvimento de uma logo ou identidade visual? Tem alguma dúvida ou crítica? Manda pra gente.



11 visualizações0 comentário
bottom of page